Woodstock Music & Art Fair | Festival de Woodstock

61
FESTIVAL DE WOODSTOCK | O FESTIVAL DA CONTRACULTURA
O Festival de Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto na cidade de Bethel, interior de Nova York, e foi o maior festival de música de todos os tempos. Teve como combustível muita música folk, muito rock psicodélico, drogas alucinógenas e nudez descompromissada. Tudo começou quando dois jovens queriam aplicar o capital que tinham para gerar ainda mais grana: John Roberts e Joel Rosenman. Roberts tinha uma pequena fortuna gerada pelos lucros da indústria farmacêutica e Rosenman estava preocupado em conseguir fazer este dinheiro se multiplicar. Nada muito diferente.

Foi quando colocaram em um jornal da cidade um anúncio tentador: “jovens com capital ilimitado procuram por oportunidades legítimas e interessantes de investimento para negócios”. Artie Kornfeld e Mike Lang os contataram e explicaram todo seu plano. De início, um estúdio seria montado, já o festival seria unicamente para arrecadar dinheiro para montar o estúdio sem sair no prejuízo. Um negócio pagaria o outro e nenhum dinheiro seria perdido ou demoraria para ser recuperado.

O LUGAR

Primeiramente, o festival aconteceria em Woodstock, no interior de Nova York, mas os moradores locais conseguiram entrar na justiça para impedir que o evento acontecesse. Os ingressos estavam já vendidos (lojas especializadas vendiam ingressos para os três dias, dois, ou para algum dia em separado, além dos pedidos via correio que poderiam ser feitos) e muitas pessoas pediam o dinheiro de volta ao receberem a notícia de que não havia um lugar fixo para o festival acontecer.

Então, de última hora, uma fazenda de 600 acres foi oferecida na cidade de Bethel. Parece que – diferente de Woodstock – os moradores de Bethel não se importavam com milhares de hippies nus em sua cidade, e foi exatamente isso que ocorreu. A cidade parou e o festival que deveria contar com “somente” 50 mil pessoas, teve um público esperado de 200 mil almas, que se multiplicaram para 500 mil nos dias do evento. Muitos pularam as grades e invadiram o local, muito mais comida precisou ser conseguida no último instante, além de mais banheiros e mais espaço para o estacionamento de carros e barracas.

AS PESSOAS

O público do Woodstock era formado pelos jovens da contracultura americana. Diferente da contracultura na Europa, que foi fascinada pelos movimentos de autogestão, pela incitação de incendiários como Guy Debord e por grupos maoístas, nos Estados Unidos o clima era de não-violência. Paz e amor. Vida hippie. O nu era algo normal e o consumo de drogas lisérgicas não precisa nem mesmo ser lembrado.

A contracultura batia de frente com a indústria cultural. Se hoje um Jimi Hendrix estampa qualquer camiseta, nos anos 60 ele era quase como o anticristo empunhando uma guitarra. Paz, amor, e viagens lisérgicas são o oposto dos valores burgueses normais de “família”, “trabalho”, “disciplina” e etc e etc.

Como choveu muito e o lugar era uma fazenda, os pedaços sem grama formaram um enorme lamaçal, onde algumas pessoas se divertiam pulando e se “banhando” na lama. O palco foi instalado no alto de um cume, mas estavam tão abarrotado de público que foi necessário construir uma passarela só para músicos, em direção ao palco. O público também parou todas as vias da cidade, era comum ver gente saindo dos carros no meio do trânsito parado para andar 20km até a fazenda.

A MÚSICA

O festival tinha como data de início o dia 15 de agosto e acabaria no dia 18, um domingo. Na verdade, o último show, de Jimi Hendrix, aconteceu já na segunda às 9 horas da manhã, com um público reduzido de 25 mil pessoas. Janis Joplin, Grateful Dead, The Who, Johnny Winter e seu irmão Edgar Winter, além de Jefferson Airplane, Ravi Shankar, Joe Cocker e Creedence Clearwater Revival tocaram durantes os dias do festival. Diversos outros artistas também fizeram sua aparição e o festival contou as melhores bandas da época, apesar de ter alguns convites recusados.

Segundo o site do evento, The Doors teria recusado por achar que o festival seria imitação do Festival de Monterey; os Beatles já estavam perto de se separar e não faziam show há 3 anos, também acabaram por não participar; o Led Zeppelin decidiu “não ser somente mais uma banda” e fez um turnê solo no ano do festival, recusando tocar entre outras bandas da época; e Bob Dylan recusou o convite depois que seu filho ficou doente e por não gostar de ver um monte de hippies acampando perto de sua casa.

O IMPACTO

No fim dos três dias de evento, os organizadores (que não tinham mais de 27 anos) estavam com uma dívida de 1 milhão de dólares, que foi reduzia em 90% após a venda do filme do festival. Mesmo assim, o sucesso cultural foi um fracasso empresarial, mas não deixou de mostrar o lado alternativo da cultura dos jovens americanos, deixando explícito que havia algo diferente do padronizado american way of life.

Não cabe a nós dizer qual a eficiência deste tipo de expressão artística para uma luta direta com este jeito americano consumista de viver, que mais tarde engoliu toda a geração da contracultura. É necessário entender que ela foi uma barreira contra a hierarquia de valores que se estabeleciam. Ela simbolizou a despreocupação num mundo de pessoas ultrapreocupadas, num momento de guerra-fria, em que as tensões se acumulavam para ambos os lados dos grandes blocos econômicos capitalista e comunista.

Texto | Vinicius Siqueira

1969 | WOODSTOCK MUSIC & ART FAIR
(Woodstock Festival | 4 CD’s)

CD 1

Richie Havens
01. Handsome Johnny
02. Freedom
Country Joe McDonald
03. The ‘Fish’ Cheer/I-Feel-Like-I’m-Fixin’-To-Die Rag
John B. Sebastian
04. Rainbows All Over Your Blues
05. I Had A Dream
Tim Hardin
06. If I Were A Carpenter
Melanie
07. Beautiful People
Arlo Guthrie
08. Coming Into Los Angeles
09. Walking Down The Line
Joan Baez
10. Joe Hill
11. Sweet Sir Galahad
12. Drug Store Truck Drivin’ Man
Carlos Santana
13. Soul Sacrifice
Mountain
14. Blood Of The Sun
15. Theme For An Imaginary Western

DOWNLOAD

CD 2

Canned Heat
01. Leaving This Town
02. Going Up The Country
Creedence Clearwater Revival
03. Commotion
04. Green River
05. Ninety-Nine And A Half (Won’t Do)
06. I Put A Spell On You
Janis Joplin
07. Try
08. Work Me Lord
09. Ball & Chain
10. Medley:
Dance To The Music
Music Lover
I Want To Take You Higher (Sly & The Family Stone)
The Who
11. We’re Not Gonna Take It

DOWNLOAD

CD 3

Jefferson Airplane
01. Volunteers
02. Somebody To Love
03. Saturday Afternoon/Won’t You Try
04. Uncle Sam Blues
05. White Rabbit
Joe Cocker
06. Let’s Go Get Stoned
07. With A Little Help From My Friends
Country Joe & The Fish.
08. Rock & Soul Music
Ten Years After
09. I’m Going Home
The Band
10. Long Black Veil
11. Loving You Is Sweeter Than Ever
12. The Weight
Johnny Winter
13. Mean Town Blues

DOWNLOAD

CD 4

Crosby, Stills, & Nash
01. Suite: Judy Blue Eyes
Crosby, Stills, Nash & Young
02. Guinnevere
03. Marrakesh Express
04. 4 + 20
05. Sea Of Madness
06. Find The Cost Of Freedom
Paul Butterfeild Blues Band
07. Love March
Sha Na Na
08. At The Hop
Jimi Hendrix
09. Voodoo Chile (Slight Return) / Stepping Stone
10. Star Spangled Banner
11. Purple Haze

DOWNLOAD

“I got a telephone in my bosom and I can call it from my heart.
When I need my brother”.

“Brother! Brother! Brother! Brother”!

Passados 49 anos do festival de Woodstock, os free-downloads e as facilidades da internet propiciaram uma autêntica viagem ao passado. Quem não esteve lá, e quem esteve e sente falta, pode agora escutar quase que integralmente os shows daqueles três dias de paz, amor e música.

Projeto Woodstock, iniciativa que compilou as várias apresentações no evento valendo-se de todas as gravações disponíveis, alcançou quase a exatidão dos shows daqueles três dias. Algo impensado antes da era dos free-downloads. Mas hoje em dia… Tudo é possível!

No primeiro dia, 15 de agosto de 1969, as estradas impediram a chegada da banda ‘Sweetwater’, escalada para abrir o festival. Foi por isso que Richie Havens, que já estava em seu quarto de hotel, foi o primeiro a se apresentar, logo depois de ser transportado às pressas de helicóptero e visto o mar de 500 mil pessoas e carros espalhados pela estrada.

Depois de se despedir oito vezes e retornar ao palco para cantar mais um pouco, Havens não já tinha esgotado seu repertório, então olhou para a platéia e falou “liberdade não é o que fazem a gente acreditar que é, nós já a temos. Tudo que devemos fazer é exercê-la, e é isso que estamos fazendo bem aqui”. Ele olhou para a colina e começou a tocar algumas notas e logo cantou a famosa palavra “freedom”. Então ele juntou um pedaço de ‘Motherless child’ – canção espiritual norte-americana – com outra que não ouvia há muito tempo.

Foi assim que Richie Havens escreveu seu nome como a primeira apresentação da Feira de Artes e Música Woodstock. O resto é história… Entretanto algumas bandas que poderiam ter feito o show de suas vidas, como o próprio ‘Sweetwater’, ‘Gratefull Dead’, ‘Quil’, ‘Mountain’ e até Janis Joplin e ‘Creedence Clearwater Revival’, acabaram tendo problemas de atraso, técnicos ou físicos, e não fizeram boas apresentações. Enquanto outros artistas como o próprio Havens, Joe Cocker ou Santana, que até então era desconhecido, fizeram a cabeça de meio milhão de pessoas em momentos memoráveis que entraram para a história.

Texto retirado do blog | Eu Ovo

THE COMPLETE BOOTLEG WOODSTOCK

CD 1

Richie Havens
01. Intro
02. High Flyin’ Bird
03. Unknown Song
04. I Can’t Make It Anymore
05. Strawberry Fields Forever
06. With a Little Help From My Friends
Sweetwater
07. Motherless Child
08. Day Song
Bert Sommer
09. Jennifer
Arlo Guthrie
10. Amazing Grace
Quill
11. They Live the Life
12. Bby
13. Waitin’ For You
14. Jam
Country Joe McDonald
15. Country Joe Intro
16. Janis
17. Rockin’ All Around the World
18. Flyin’ High All Over the World
19. Seen a Rocket
Carlos Santana
20. Waiting
21. You Just Don’t Care

DOWNLOAD

CD 2

Keef Hartley Band
01. Spanish Fly
The Incredible String Band
02. Invocation
03. The Letter
04. This Moment
05. When You Find Out Who You Are – Chip Monck Outro
Mountain
06. Stormy Monday
07. Theme From An Imaginary Western
08. Long Red
09. For Yasgur’s Farm
10. You And Me
11. Waiting to Take You Away
12. Dreams of Milk And Honey
The Grateful Dead
13. Stage Problems Announcement
14. Ken Babbs – Chip Monck Intro-St. Stephen

DOWNLOAD

CD 3

The Grateful Dead
01. Mama Tried
02. Equipment Failure And Stage Raps
03. Dark Star
04. High Time

DOWNLOAD

CD 4

The Grateful Dead
01. Turn on Your Lovelight

DOWNLOAD

CD 5

Creedence Clearwater Revival
01. Chip Monck Intro – Born On The Bayou
02. Green River
03. Ninety-Nine And a Half (Won’t Do)
04. Commotion
05. Bootleg
06. Bad Moon Rising
07. Proud Mary
08. I Put a Spell on You
09. Night Time is the Right Time
10. Keep on Chooglin’
11. Suzy Q

DOWNLOAD

CD 6

Janis Joplin And The Kozmic Blues Band
01. Raise Your Hand
02. As Good As You’ve Been To This World
03. To Love Somebody
04. Summertime
05. Try (Just A Little Bit Harder)
06. Cozmic Blues
07. Can Turn You Loose
08. Work Me Lord
09. Piece Of My Heart
10. Ball And Chain

DOWNLOAD

CD 7

Sly & the Family Stone
01. Chip Monck Intro – M’Lady
02. Sing a Simple Song
03. You Can Make it If You Try
04. Everyday People – Dance To The Music
05. Music Lover
06. I Want To Take You Higher
07. Love City
08. Stand

DOWNLOAD

CD 8

The Who
01. Chip Monck Intro – Heaven And Hell
02. I Can’t Explain
03. It’s a Boy
04. 1921
05. Amazing Journey
06. Sparks
07. Eyesight to the Blind
08. Christmas
09. Acid Queen
10. Pinball Wizard
11. Abbie Hoffmann Incident
12. Fiddle About
13. There’s a Doctor I’ve Found
14. Go to the Mirror Boy
15. Smash the Mirror
16. I’m Free
17. Tommy’s Holiday Camp
18. We’re Not Gonna Take it
19. See Me Feel Me
20. Summertime Blues
21. Shakin’ All Over – Chip Monck Intro – Pete Townshend Intro
22. My Generation-Naked Eye – Chip Monck Outro

DOWNLOAD

CD 9

Doctor Request – Grace Slick Intro
01. Chip Monck Intro
Jefferson Airplane
02. The Other Side of This Life
Joe Cocker
03. Something’s Coming on
04. Dear Landlord
Country Joe & the Fish
05. Thing Called Love
06. Not So Sweet Martha Lorraine
The Band
07. Chip Monck Intro – Chest Fever
08. Baby Don’t Do it
09. Tears of Rage
10. We Can Talk
11. Don’t You Tell Henry
12. This Wheel’s on Fire
Johnny Winter
13. Mama Talk to Your Daughter
14. Rock Me Baby
Blood Sweat And Tears
15. Chip Monck Intro – More And More
16. Something’s Coming On – More Than You’ll Ever Know
17. Spinning Wheel

DOWNLOAD

CD 10

Crosby, Stills, Nash & Young
01. Blackbird Source
02. Helplessly Hoping
03. Mr Soul Source
04. Long Time Gone Source
Paul Butterfield Blues Band
05. All In A Day Source
06. All My Love Comin’ Through To You Source
07. Drifting Blues Source
08. Everything’s Gonna Be Alright Source
Sha-Na-Na
09. Teen Angel Source
10. Wipe Out Source
11. Who Wrote The Book Of Love Source
12. Duke Of Earl Source

DOWNLOAD

CD 11

Jimi Hendrix
01. Introduction
02. Message to the Universe
03. Getting My Heart Back Together
04. Spanish Castle Magic
05. Red House
06. Master Mind
07. Here Comes Your Lover Man
08. Foxy Lady
09. Jam Back at the House

DOWNLOAD

CD 12

Jimi Hendrix
01. Izabella
02. Gypsy Woman
03. Fire
04. Voodoo Child (Slight Return) – Stepping Stone
06. Star Spangled Banner
07. Purple Haze
08. Woodstock Improvisation – Villanova Junction
09. Hey Joe
10. Woodstock Farewell
11. Woodstock Farewell

DOWNLOAD

Related Post

· ·


Related Articles & Comments

Menu Title